Além disso, as estatísticas revelam que os organizadores de eventos corporativos gastarão 22% a mais em lançamentos de produtos em 2019 do que no ano anterior. Por conta deste fato, surge a questão: quais são os outros tipos de eventos corporativos que causam tanto alvoroço hoje em dia? Para responder à esta pergunta, compilamos uma lista dos 10 principais formatos de eventos corporativos.
Qualquer evento patrocinado por uma empresa que tenha como alvo seus funcionários, ou clientes, pode ser chamado de evento corporativo. Ao realizarem estes eventos, as organizações geralmente visam entreter ou recompensar sua equipe, lançando novos produtos, estabelecendo parcerias e muito mais. Enquanto algumas empresas optam por confiar o gerenciamento de tais reuniões a um organizador de eventos interno, outras preferem contratar profissionais de empresas eventos corporativos externos.
O que todos os eventos corporativos têm em comum? Todos eles refletem as metas de uma empresa específica e procuram comemorar a conquista dessas metas trazendo todas as pessoas para um só lugar. Abaixo, segue um checklist de planejamento corporativo que você pode usar como referência ao criar eventos de qualquer tipo ou formato:
Nesta seção, vamos dar uma olhada nos 10 principais tipos de eventos corporativos para ajudá-lo a entender como criar experiências memoráveis para todos os participantes do evento
Objetivos: Gerar leads e estabelecer parcerias
Segredo do sucesso: Certifique-se de que seu estande se destaque, fazendo uso estratégico de iluminação, exibições em várias telas, ofertas promocionais lucrativas e etc.
Ao participar de uma exposição internacional ou local, as empresas podem aumentar suas receitas através do estabelecimento de conexões comerciais promissoras. Esta é uma excelente oportunidade para startups e empresas conceituadas aumentarem a promoção de seus projetos e expandirem suas redes.
Eventos de reconhecimento
Objetivos: Dependendo do público-alvo, os eventos de reconhecimento podem ter como objetivo reconhecer as conquistas dos funcionários ou estreitar o relacionamento com clientes fiéis.
Segredo do sucesso: Proporcionar uma atmosfera relaxante, um ambiente amigável, aproveitar a capacidade de networking e promover prêmios valiosos.
De um jantar simples a uma festa em um cruzeiro particular, os eventos de reconhecimento podem abranger diferentes formatos. Se o seu objetivo é fazer um investimento em relacionamentos duradouros com seus clientes e funcionários, este é o formato perfeito para você.
Objetivo: criar um clima de festa
Segredo do sucesso: A criatividade deve ser sua única aliada aqui.
Celebrações festivas não podem ser realizadas sem atividades de entretenimento criativas. Garanta que a sua festa seja divertida e relaxante para todos.
Objetivos: promover e apresentar um novo produto, ou serviço, ou angariar clientes.
Segredo do sucesso: O foco principal deve ser o ganho de exposição na mídia.
O rápido crescimento de startups em todo o mundo é o principal motivo pelo qual o investimento em eventos de lançamento de produtos aumenta a cada ano. Para fazê-lo funcionar bem para o seu negócio, construa uma estratégia de marketing para cada estágio da organização do evento para assim maximizar a exposição e atrair seu público-alvo.
Objetivos: comemorar conquistas, dar as boas-vindas a um novo funcionário, etc.
Segredo do sucesso: Tenha uma compreensão perfeita dos interesses e preferências de seus membros da equipe.
Os líderes empresariais precisam manter uma atmosfera amigável e positiva em suas empresas. Sempre que há uma razão para comemorar uma conquista especial ou um marco, organizar jantares de negócios é uma ótima maneira de demonstrar respeito.
Objetivos: reunir públicos-alvo em um só lugar para compartilhar ideias, implementar soluções ou aprimorar o conhecimento coletivo
Segredo do sucesso: Planejamento completo e foco no investimento em tecnologia são cruciais.
A maior conferência FinTech do mundo hospeda mais de 25.000 especialistas do setor anualmente. Para a maioria dos profissionais ambiciosos, as conferências voltadas para interesses específicos são eventos obrigatórios.
Objetivos: entreter e recompensar a equipe ou manter a boa reputação de uma empresa
Segredo do sucesso: As habilidades de negociação e a capacidade de organizar eventos no exterior é o que levarão ao sucesso.
Muitas vezes realizadas em resorts de luxo, as viagens de incentivo são os tipos de eventos que devoram enormes orçamentos, criando memórias inesquecíveis para o pessoal. Para enfrentar o desafio de organizar uma viagem bem-sucedida, um profissional de eventos deve encontrar um fornecedor confiável em um país estrangeiro em curto período de tempo.
Objetivos: coletar doações em apoio a uma causa
Segredo do sucesso: faça bom uso do networking da empresa.
Promoção de uma causa forte, uma oferta de valor digna e uma plataforma centralizada para a coleta de doações são os três elementos integrais de um evento eficiente de caridade.
Objetivos: Fortalecer os laços sociais dentro de uma equipe corporativa.
Segredo do sucesso: Adaptar as atividades do evento aos interesses dos funcionários.
Uma boa estratégia é pesquisar bem a sua equipe antes de planejar este tipo de evento. Quando baseados nas necessidades dos funcionários, esses eventos podem ajudar os gerentes de negócios a formarem equipes muito mais fortes.
Objetivos: tomar decisões cruciais de negócios
Segredo do sucesso: ajustar a reunião à infraestrutura e aos valores da empresa.
Seja para compartilhar objetivos de negócios ou para revisar o desempenho dentro de uma corporação, as reuniões do conselho são eventos para os acionistas de qualquer empresa. Para fazer este tipo de evento funcionar sem problemas, assegure-se de que ele se adapte aos horários de trabalho de todos e crie as condições adequadas para debates e discussões.
Conclusão
A experiência de trabalhar com diversos tipos de eventos corporativos é um recurso valioso para todos os profissionais desta área tão importante. Ao demonstrar um conhecimento flexível de planejamento corporativo, você pode ganhar uma grande vantagem competitiva que muitos organizadores de eventos não possuem.
Traduzido e adaptado por Manoel Neto de :https://www.gevme.com
Manoel Neto é produtor de eventos corporativos da agência de eventos e marketing Mistagoo em Curitiba.
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