O que é briefing?

O que é briefing?

O briefing é uma coleta de informações que você pega com o seu cliente ou que você passa para a empresa ou para um profissional.

Mas afinal, briefing só serve para eventos?

Não. É importante ressaltar que o briefing não é só relacionado a eventos.  Se você precisar de alguém para fazer a logo da sua empresa, o manual da sua marca, por exemplo, o designer responsável por esta tarefa precisará de informações que irão direcionar o trabalho dele.

Isto pode acontecer através de um bate-papo ou de um questionário com perguntas pontuais.

Umas dessas pergunta pode ser sobre a expectativa do cliente, cores que você quer usar, tipo de letra, comunicação, qual o público-alvo entre outras (daqui a pouco veremos outros exemplos de perguntas).

Em eventos não é diferente.

Para produzir um evento ou fazer um orçamento, é indispensável um bom briefing. Muitas vezes a primeira reunião que a gente tem com a pessoa que está interessada em fazer um orçamento é uma reunião de briefing.

Assista o vídeo em que eu explico sobre o que é briefing.

Como funciona na prática?

A pessoa encarregada de fazer este orçamento precisa de informações importantes para execução e planejamento de um evento.

Exemplos de perguntas que tem em um briefing para produção de um evento corporativo:

– Qual o local do evento?
– Para quantas pessoas?
– Qual a data?
– Qual o perfil do público?
– Qual o tipo de alimentação?
– Vai ter bebidas? Se sim, será permitido bebida alcoólica?
– Banda ou DJ?
– Qual o horário do evento?
– Haverá venda de ingressos?

Entre outras…

Enfim, são várias as informações que são importantes para você pensar na proposta, pensar na ideia de um evento e seu planejamento.

Então o briefing nada mais é do que um conjunto de informações que são passadas, para que se possa criar um plano ou para que se possa executar alguma tarefa, lembrando que esta não necessariamente é voltada somente para produção, pois ele se aplica para todas as áreas.

Você precisará passar esse briefing para os seus fornecedores. O teu fornecedor de comida, bebida, som e luz, por exemplo, para que eles entendam como será a dinâmica do seu evento.

E aí, gostou deste artigo? Então compartilhe com as pessoas.

Manoel Neto profissional de marketing e produtor de eventos da Mistagoo, agência de eventos e ações promocionais.

Guias, Informações e Tendências

Veja mais guias , informações e tendências para transformar seus eventos em 2024 em memórias inesquecíveis.

4 Aplicativos Para Você Deixar Seu Evento Mais Interessante

Aplicativos que podem contribuir para a dinâmica do seu evento corporativo. Cada uma dessas ferramentas tem funcionalidades específicas que vão melhorar a a experiência dos participantes no seu evento.

Ideias Criativas de Entretenimento para Eventos Corporativos em 2025

Saiba como robôs, drones e Elvis podem ajudá-lo a oferecer uma experiência que seus participantes nunca esquecerão nesta lista de mais de 20 ideias criativas de entretenimento para eventos corporativos.

10 Ideias Criativas para Eventos Corporativos em 2025

Se você quer agitar as coisas com algo diferente e grandioso, veja ideias inovadoras e surpresas inesperadas sobre as quais as pessoas falarão por anos.