Você pode ter palestrantes incríveis, uma agenda de eventos impressionante e uma marca de evento forte, mas há outro elemento que você não pode esquecer ao reunir as ideias para o seu próximo evento corporativo: entretenimento.
O entretenimento que você decidir mostrar em eventos corporativos pode realçar ou diminuir a experiência de seus participantes. Se o entretenimento não for satisfatório, seus participantes ficarão – na melhor das hipóteses – menos engajados e – na pior das hipóteses – achando que seu evento não vale o tempo deles. Por outro lado, se o seu entretenimento for um sucesso, você conquistará os corações dos participantes e os fará continuar falando sobre o seu evento mesmo muito tempo depois de ter acabado.
Mas por onde começar? Bem, neste post abordaremos 20 ideias criativas de entretenimento que você pode usar para dar um toque magnifico aos seus eventos corporativos. Mas, antes de fazer isso, analisaremos alguns dos princípios básicos que devemos ter em mente ao planejar o entretenimento de eventos corporativos.
Vivemos em um mundo onde as experiências estão sendo mais valorizadas do que nunca. Não é de espantar que o marketing experiencial esteja prosperando, e um exemplo disso são as salas de fuga (escape room), pop-ups e mais deste tipo de experiência aparecendo em todo lugar. Um estudo recente descobriu que 72% da geração Y preferem gastar mais dinheiro em experiências do que em coisas materiais. As pessoas querem se sentir parte da experiência, então por que não levar esse conhecimento e alavancá-lo para o entretenimento do seu evento? Além de tornar o seu evento mais interessante, você estará agregando um grande valor que todos os seus participantes apreciarão.
Você pode aprender mais sobre como criar experiências imersivas muito populares no The Rise of Moment Marketing.
Entretenimento pode ser caro, por isso sempre crie um orçamento para eventos antes de contratar qualquer entretenimento. Certifique-se também de se informar acerca dos custos dos artistas e quaisquer elementos de apoio de que possam necessitar. Por exemplo, um artista aéreo também pode precisar de uma estrutura na qual possa se apresentar, iluminação para que a multidão o veja e alto-falantes para que a plateia ouça a música. Uma banda ao vivo pode precisar de um palco, iluminação e som também. Os elementos de apoio adicionais nem sempre são fornecidos pelo artista, ou animador, portanto verifique sempre o que está incluído durante a contratação do entretenimento do evento. Sempre considere todos os aspectos ao contratar entretenimento para assim evitar surpresas no seu orçamento!
Com o entretenimento, é fácil se deixar levar pelas últimas tendências, com o objetivo de ficar na moda – mas isso não significa necessariamente que seja uma boa ideia. Sempre pense nos objetivos do seu evento. Por que você está criando o evento em primeiro lugar? Tudo o que você faz, da comida ao entretenimento, deve apoiar todas as suas metas do evento de forma abrangente. Só porque uma ideia de entretenimento parece legal, isso não significa que ela se encaixa no conceito geral de seus eventos.
Ao planejar o entretenimento do seu evento, você precisa realmente pensar no público. Descubra o que eles estão fazendo antes de o entretenimento ser agendado e como são os dados demográficos. O envio de pesquisas prévias e o uso de softwares para analisar os dados de eventos anteriores é uma ótima maneira de descobrir o que seus participantes desejam.
Se os seus participantes forem passar o dia inteiro sentados em sessões de grupo, ou vão ficar parados assistindo a uma apresentação por uma hora, então muito provavelmente esta será a última coisa que eles vão querer fazer. Nesse caso, algo mais interativo que permita que eles se movimentem provavelmente terá mais sucesso.
Seus participantes passaram o dia treinando com as mais recentes técnicas fitness? Então, neste caso, eles podem querer apenas sentar e desfrutar de um show! Viu como faz toda a diferença? Se você tiver em mente o que o participante tem em sua agenda antes e depois do seu entretenimento, você terá uma chance muito maior de fazer de seu evento um sucesso.
Agora que você sabe o básico sobre como escolher o seu entretenimento, é hora de explorar as ideias. Abaixo, compilamos uma lista das nossas 20 melhores ideias de entretenimento para eventos corporativos, desde pequenos eventos a grandes conferências.
Salas de fuga estão muito famosas atualmente. Por que não alavancar essa tendência e incorporar uma dessas ao entretenimento de seus eventos? Temos visto esse tipo de entretenimento obter um grande sucesso em eventos como a San Diego Comic Con. No evento de 2018, por exemplo, o South Park criou o Cartman’s Escape Room para divulgar o lançamento da temporada 22. Além disso, você pode adaptar o tema da sala de fuga para combinar com o tema da sua conferência ou evento. Uma sala de fuga proporcionará às pessoas uma oportunidade interativa de trabalharem juntas e unirem-se em equipe.
Há muitas oportunidades de entretenimento apenas esperando para serem descobertas na estrutura regular do seu evento. Uma maneira de incrementar uma típica sessão de perguntas e respostas é usar uma Catchbox – uma caixa que é jogada de mão em mão fazendo que o detentor dela possa usar o microfone, adicionando assim entusiasmo e interesse às sessões de perguntas e respostas. Em vez de levar uma eternidade para passar o microfone pela plateia, esta pequena caixa faz o público interagir e coloca o microfone ao redor da sala animando a sessão. Essa é uma maneira excelente e simples de aumentar o engajamento do evento.
Todos nós já vimos o enorme sucesso que é o Pokemon Go, isso porque as pessoas adoram a ideia de trazer a fantasia para o seu ambiente real. Mas o que os Pokemon têm a ver com as ideias de entretenimento para eventos corporativos? É muito simples: inspire-se no conceito! Usar o AR para criar uma caça ao tesouro para itens diferentes acrescenta entusiasmo e um nível de envolvimento que você não conseguirá apenas deixando os participantes sentados o tempo todo.
Usando a realidade virtual para fazerem os participantes mergulharem completamente é uma ótima maneira de mantê-los entretidos. Você pode até usar esse tipo de entretenimento em sessões de treinamento, permitindo que os participantes tenham uma abordagem “prática” que, de outra forma, não teriam sido capazes de experimentar. De fato, muitas agências policiais estão usando programas como o Virtra para permitir que os policiais obtenham experiência prática em diferentes situações antes de entrar em campo. Embora você possa não estar executando um exercício de treinamento policial, este exemplo aponta para o potencial de poder do AR e VR em eventos.
Embora essa ideia não seja nada inovadora, as bandas ao vivo são uma fonte comprovada e verdadeira de entretenimento para eventos corporativos, e além disso, os grandes nomes podem trazer novidades. No entanto, é fácil encontrar ótimos entretenimentos que não quebram o orçamento. Considere bandas locais ou até mesmo seus próprios participantes.
Quando se trata de procurar uma maneira inovadora de aliviar o estresse, a resposta pode ser o melhor amigo do homem. Ultimamente os espaços para pets estão sendo uma ótima solução para gerar envolvimento com os participantes.
Adicionar um artista ao vivo ao seu evento pode realmente ser um toque memorável. Dependendo do tipo de evento corporativo que você está tendo, isso pode incluir o fornecimento de caricaturas, pinturas e silhuetas para os participantes.
Os covers são um elemento divertido que pode ser adicionado a praticamente todos os tipos de eventos corporativos – desde um jantar a uma conferência massiva. Isso funciona excepcionalmente bem quando combinado ao tema ou ao local do evento. Por exemplo, se você está realizando um evento em Las Vegas adicionar covers icônicos como Elvis e o algo que se encaixa perfeitamente.
Se você não está familiarizado com o Tibots, pare o que está fazendo agora e assista ao vídeo acima! Esta é uma ideia de entretenimento completamente inesperada para o seu evento corporativo. Imagine robôs entrando em seu evento com fumaça e luzes! Esta seria uma adição realmente especial a uma festa de dança, gala ou evento normalmente típico antes da apresentação principal para animar a multidão de verdade!
Para um evento de formação de equipes considere o uso de uma aula de mixologia para garantir que ele seja bastante divertido. Com essa aula, os participantes aprenderão a misturar suas bebidas favoritas e saboreá-las ao longo do processo! Isso seria ótimo se usado em conjunto com um happy hour logo em seguida, onde os participantes podem se envolver e interagir.
Vários elementos de circo podem ser adicionados a um show durante uma cerimônia de premiação ou uma noite de boas-vindas, mas também podem ser incorporados ao próprio evento.
Todos nós já participamos de um karaokê, mas e com uma banda ao vivo? Pois é, este tipo de entretenimento realmente permite que as pessoas relaxem e se divirtam. Por isso, proporcione esta experiência de “rockstar” no palco para os seus participantes enquanto seus amigos os animam.
Traga um chef e proporcione uma aula de culinária no local do evento. Faça com que as equipes se inscrevam para uma pausa de entretenimento entre seus horários. Com isso, eles podem levar para casa as novas habilidades adquiridas. Essa também é uma ótima maneira de criar equipes e inspirar inovações.
Uma competição amigável pode animar qualquer evento corporativo. Corridas de revezamento, gincanas, competições de fotos e curiosidades são todas opções para trazer um pouco de competição. Um ótimo exemplo disso é a caça ao tesouro do Adidas Snapchat. Em 2016, a Adidas criou uma caçada em Nova York e Los Angeles para que os fãs pudessem aprender mais sobre seus tênis NMD com a chance de ganhar ingressos para shows. Eles usaram uma mistura de placas de rua, uma equipe e geofiltros do snapchat para encontrar e desbloquear novos locais e prêmios. Para incentivar o engajamento e motivar as pessoas a jogarem, certifique-se de que o prêmio final realmente vale o esforço.
Pense a respeito da localização do seu evento ao planejar seu entretenimento corporativo. Como você pode usar localização a seu favor ao criar o seu entretenimento? Incorporar os aspectos locais como trazer artistas visuais, dançarinos de luau, bandas de mariachi. Dar aos seus participantes um gostinho da cultura local é uma maneira divertida e educativa de entreter.
As cabines de fotografia podem ser uma fonte inesgotável de entretenimento e uma ótima maneira de criar lembranças do seu evento. Há muitas opções ao escolher uma cabine de fotos, das clássicas até as cabines com a opção de slow-motion e até mesmo cabines com impressoras 3D.
Isso não funcionará para todos os orçamentos e todos os eventos, mas certamente causará um impacto muito positivo se você conseguir executá-lo. Os shows de drone estão se tornando cada vez mais comuns, e um exemplo disso foi quando os assistimos durante o show do intervalo do Super Bowl de 2017 da Lady Gaga, e mais recentemente na CES, onde a Intel colocou em voo 250 drones sobre o Bellagio durante seu icônico show de fontes. Os shows de drones estão se tornando cada vez mais populares, então, certifique-se de conversar com sua empresa de produção do evento para descobrir se este entretenimento poderia funcionar para suas necessidades.
Imagine hologramas de pessoas ou personagens aparecendo em seu próximo evento corporativo… incrível não é mesmo? A tecnologia de hologramas pode até ser cara e complicada, mas se você conseguir contratá-la, os participantes provavelmente não esquecerão disso.
Nem todo entretenimento precisa parar a programação para ser executado. Você pode simplesmente ter pequenas peças de entretenimento colocadas estrategicamente durante todo o evento. Pense em coisas como um pianista na área de coquetéis, um retratista em um canto, um mímico andando pelo seu evento, um garçom que também é um artista de circo.
Uma boa festa temática abre um leque de inúmeras possibilidades de decoração e atividades. Por exemplo: um baila do Havaí. Colares de flores, camisetas floridas, bebidas exóticas, drinks de abacaxi, pés na areia. São muitos os elementos que você pode compor para seu evento corporativo se definir um tema pra ele.
Conclusão: Encontrando o Entretenimento Corporativo Certo
Esperamos que essas ideias de entretenimento para eventos corporativos tenham lhe dado a inspiração de que você precisa para planejar seu próximo evento.
Aqui está uma rápida recapitulação de alguns dos tópicos que abordamos:
Traduzido e adaptado de: https://blog.bizzabo.com/ por Manoel Neto.
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Aplicativos que podem contribuir para a dinâmica do seu evento corporativo. Cada uma dessas ferramentas tem funcionalidades específicas que vão melhorar a a experiência dos participantes no seu evento.
Saiba como robôs, drones e Elvis podem ajudá-lo a oferecer uma experiência que seus participantes nunca esquecerão nesta lista de mais de 20 ideias criativas de entretenimento para eventos corporativos.
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